WEBSITE (IN)FORMATIVO EM EPT INCLUSIVA
Início
Sobre o NAPNE
Apresentação do Produto Educacional
Dúvidas, Sugestões e Contato
Livros/Artigos em EPT Inclusiva
(NEE) Necessidades Educacionais Específicas
Mundo do Trabalho
Altas Habilidades
Transtorno do Espectro Autista
Deficiência Auditiva/Surdez
Deficiência Física
Deficiência Intelectual
Cegueira
Calendário Inclusivo
Práticas Inclusivas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
Cine Inclusão
Educação Especial e Inclusiva sob a Perspectiva da PHC
Mais
Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara (SP) desenvolveram uma nova versão do instrumento de escrita manual para deficientes visuais, que diminui em 60% o tempo de aprendizado do sistema braille. No sistema convencional, com uma espécie de régua chamada reglete, os deficientes precisavam aprender um alfabeto para leitura e outro para a escrita. No novo instrumento, a reglete positiva, um único alfabeto é usado para ler e escrever.
Um estudante do curso técnico em eletroeletrônica da Escola Técnica Estadual (Etec) Professor Armando Bayeux da Silva, em Rio Claro (SP), desenvolveu uma pulseira com tipos de vibrações para alertar pessoas com deficiência visual sobre o obstáculos no caminho. O protótipo ficou pronto em cerca de dez meses e custou R$ 300.
Projeto utiliza tecnologia de ponta para melhorar a qualidade de vida de PcDV.
Foi sancionada na segunda-feira (22) a Lei 14.126, que classifica a visão monocular como deficiência visual. Com a mudança, as pessoas com essa deficiência poderão ter acesso a benefícios previdenciários, como aposentadorias por invalidez, e isenções tributárias na compra de automóveis e outros equipamentos. A nova lei também assegura aos monoculares o acesso gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), a medicamentos e próteses.
Fonte: Agência Senado.